Fertilidade do solo e nutrição das plantas

As práticas e soluções da Agricultura de Precisão já são conhecidas por uma parcela significativa de agricultores e de empresas agrícolas. Já não são mais vistas como temas complicados e misteriosos, mas sim como algo que os profissionais devem dominar para poder interagir com os seus pares. Mais do que isso, passa a ser uma demanda do cliente, que deseja incorporar técnicas de Agricultura de Precisão no seu empreendimento.

Em um mercado tão competitivo quanto à agricultura, a necessidade do aumento da eficiência na cadeia produtiva é fundamental. Com a evolução da tecnologia, entre elas o GPS e equipamentos de informática desenvolvidos para os maquinários agrícolas, tornam-se realidade visualizar toda variabilidade presente em uma propriedade rural, e assim manejá-la de forma diferenciada, colhendo assim todas as vantagens que o sistema proporciona.

    A Agricultura de Precisão permite o gerenciamento agrícola através de informações precisas, tratando diferentemente cada metro quadrado da propriedade, permitindo a aplicação dos insumos agrícolas no local correto e nas quantidades adequadas. Ferramentas como amostragens de solo e mapeamento da produtividade tem se tornado cada vez mais rotineiras, e uma aliada imprescindível no processo da busca por melhores rendimentos.
Desde o ano de 2002, acompanhamos a fertilidade do solo e nutrição das plantas da fazenda Nossa Senhora Aparecida, a qual vem demonstrando a cada ano um grande potencial produtivo. A maior parte da propriedade é cultivada com Soja na safra de verão e Milho durante a safrinha, mas também em parte da área é plantado Algodão e Feijão.
Durante esse período foram feitas diversas analises de solo, utilizando-se grids de amostragem de 5 hectares, e gerando mapas, recomendações e aplicações em taxa variável a partir desses dados. Fica claro que grids de amostragem são muito eficientes e representam com boa qualidade o estado de fertilidade do solo, mas que podem ser sempre melhorados sua precisão com a diminuição dessa malha amostral.
Nesses 8 anos de trabalhos, foram feitas por completa 3 amostragens de solo, em 2002/2003, 2005 e 2008. Toda fazenda foi dividida em talhões os quais foram estudados individualmente e através disso, realizadas diversas aplicações em taxa variável e a escolha das adubações fixas feitas na base de plantio.

Deixe um comentário